Werner Rudolf está internado em estado grave no Hospital de Emergência e Trauma
Paraibano treinava em Cabedelo, na Grande João Pessoa, quando foi atropelado por ônibus escolar. Ele está em UTI internado em estado grave
(Foto: Walter Paparazzo / globoesporte.com/pb)
O triatleta paraibano Werner Rudolf Júnior, de 29 anos, foi atropelado na manhã desta terça-feira por um ônibus escolar da Prefeitura de Cabedelo (município da Grande João Pessoa), no momento em que realizava um treinamento de ciclismo que era preparatório para o Campeonato Mundial de Triatlo da Nova Zelândia e para o IronMan Miami, ambos eventos programados para o segundo semestre deste ano.
Werner Rudolf foi levado às pressas por uma ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa (capital do Estado que fica a 18 km de Cabedelo) e está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva na unidade hospitalar, que é referência no Estado no atendimento deste tipo de acidente. Um boletim médico divulgado no final da manhã informou que o triatleta passa por uma cirurgia.Segundo o presidente da Federação de Triatlo da Paraíba, Márcio Córdula, o triatleta que sofreu o acidente é mais uma vítima de um trânsito que desrespeita o ciclista.
- É comum acontecer acidentes com ciclistas, provocados pelo desrespeito de condutores de veículos. Precisamos conscientizar os motoristas para que antes de tudo preservem a vida humana. Temos uma distância mínima de 1,5m entre o carro e a bicicleta, que é prevista em lei, mas que não é respeitada pelos motoristas - criticou Márcio Córdula.Córdula destaca ainda que Werner Rudolf era um triatleta ativo, que chegou a integrar a seleção brasileira da modalidade e que estava classificado para o próximo Campeonato Mundial. No momento do acidente, Rudolf, treinava com uma outra triatleta que não ficou ferida.
De acordo com o secretário de Transportes de Cabedelo, Luiz Carlos Régis, o acidente aconteceu no acostamento do Centro de Cabedelo. Segundo Luiz Carlos, o ônibus estava numa curva e o ciclista teria batido na parte traseira do ônibus.
- O motorista do ônibus escolar estava habilitado e após o acidente se apresentou na delegacia. O fato aconteceu após o condutor ter deixado as crianças na escola - defendeu o secretário.
Bicicletada e protesto
O Movimento Massa Crítica Paraíba, que uma vez por mês realiza uma “bicicletada” pelas ruas de João Pessoa com o objetivo de conscientizar os motoristas pela importância de se respeitar o ciclista, faria nesta quarta-feira uma de suas mobilizações promovendo a “doçura no trânsito”. Depois do acidente, contudo, eles prometem mudar o foco da mobilização de amanhã.
Segundo uma das organizadoras do movimento, Patrícia Cunha, o grupo pretende pedir autorização da família do triatleta para levar na 'bicicletada' faixas de protesto e pedindo punição para os eventuais responsáveis pelo acidente.
- Não podemos falar em fatalidade, porque isto seria minimizar o valor da vida humana. Foi um acidente como tantos outros. Que o motorista nem sempre tem a intenção, mas ainda assim é o responsável. Ele está inserido num trânsito que é coletivo e tem que respeitar o próximo – disparou Patrícia Cunha.
G1
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)


Nenhum comentário :
Postar um comentário