Cavaleiros que trafegavam na RN 117, no final da tarde de sexta feira 06 de Janeiro de 2011, próximo ao posto de policia rodoviária estadual, perceberam a presença de um gato vermelho vagando as margens da RN e acionaram a policia ambiental de Mossoró.A principio os moradores pensavam ser um felino da raça Sussuana “Onça Vermelha”, mas após a captura, foi possível perceber que se tratava de um gato do mato.O felino foi conduzido para a sede do Ibama em Mossoró, onde será realizado os procedimentos de tratamentos e liberação do mesmo.
Caracteristicas do felino
O jaguarundi ou Gato-mourisco (Puma yagouaroundi) é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de 60 cm de comprimento de corpo, 45 cm de cauda e pesa 6 kg. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom pardacenta uniforme, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pêlos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. Também é conhecido pelos nomes de eirá, gato-mourisco, gato-preto e maracajá-preto. O jaguarundi tem o hábito de viver em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo também encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência a presas de grande porte. Também é encontrado no Brasil.
Cogita-se que na verdade o animal seja uma onça suçuarana também conhecida como puma (Puma concolor, anteriormente Felis concolor) onça-parda, onça-Vermelha, cougar, jaguaruna, leão-baio, leão-da-montanha, dependendo da região, é um mamífero da família Felidae nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior área de distribuição entre todos os grandes mamíferos terrestres do hemisfério ocidental, sendo encontrado desde o Yukon no Canadá aos Andes meridionais.[1] Como espécie adaptável e generalista, a suçuarana é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. É o segundo felino mais pesado do Novo Mundo, a seguir à onça-pintada. Apesar de grande, é mais aparentada dos pequenos felinos. Alguns cientistas consideram a suçuarana e guepardo como parentes próximos.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário